Friday, August 28, 2020

NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Iraque: Após sucessivos ataques da Resistência, tropas ianques abandonam base perto da capital

 













Iraque: Após sucessivos ataques da Resistência, tropas ianques abandonam base perto da capital

A- A A+

JÚLIA IZECKSOHN  28 AGOSTO 2020


Destroços na base militar Camp Taji, no Iraque, após um ataque de foguetes de março de 2020 que matou dois ianques e um soldado inglês. Foto: Comando Central do USA/Centcom


Os remanescentes das tropas militares lideradas pelo imperialismo ianque (Estados Unidos, USA) na base militar de Camp Taji abandonarão o local nos próximos dias, segundo um anúncio feito no dia 23 de agosto pelo Comando Central ianque, responsável pelas operações do USA no Oriente Médio. A base, que fica a apenas 20 quilômetros ao norte da capital do país, Bagdá, foi alvo recorrente de ataques de foguetes por grupos contrários à intervenção imperialista e ocupação colonial no país. 


Um desses casos ocorreu em março, em que dois ianques e um soldado do imperialismo inglês foram mortos, e pelo menos outras 12 pessoas ficaram feridas, após um intenso ataque de foguetes. 


Segundo o comunicado da coalizão militar, a retirada das tropas ianques e de seus lacaios do Camp Taji será finalizada após a entrega dos equipamentos e da base para as forças militares do governo iraquiano, conformado por lacaios do imperialismo ianque sob chefia de Mustafa Al-Khadimi (ex-agente do serviço de inteligência diretamente ligado aos ianques).


Leia mais: Ataques contra bases militares das tropas da invasão imperialista no Iraque se mantêm 

O correspondente do monopólio de imprensa Al Jazeera no Iraque, Dorsa Jabbari, descreveu a saída das tropas como um movimento “significativo”, pois trata-se da primeira vez desde a invasão promovida pelos ianques contra o Iraque em 2003, que Camp Taji não será ocupada por tropas estrangeiras. 


Esse é o oitavo episódio em que a coalizão militar se retira de uma base iraquiana e a transfere para as próprias forças do país. Atualmente, há cerca de 5 mil soldados ianques estacionados no Iraque, além de outros 2,5 mil efetivos dos países que participam da coalizão. 


Tais ações militares contra as bases iraquianas onde estão alocadas forças do USA se fortaleceram após o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, em um ataque a drone orquestrado pelo imperialismo ianque contra o aeroporto de Bagdá, em janeiro. Desde então, as milícias e grupos armados iraquianos, influenciados pelo Irã, têm tomado parte da Resistência Nacional ativa, pela expulsão do invasor.


Em razão das respostas à intervenção ianque no país, o parlamento do Iraque, ainda que submisso ao USA, foi forçado a votar pela saída de todas as tropas ianques e da coalizão do país, o que por ora não se concretizou.


Próximo 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.


Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.


Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.


Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui