Tuesday, May 16, 2023

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: MS: Vitoriosa mobilização Guarani-Kaiowá conquista a liberdade de oito presos políticos em Dourados

 

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

 

MS: Vitoriosa mobilização Guarani-Kaiowá conquista a liberdade de oito presos políticos em Dourados

 



Os Guarani-Kaiowá trancaram parte da rodovia MS-379 por mais de oitos horas. Foto: Banco de dados AND

 

No dia 22 de abril, em Dourados, a 200 km de Campo Grande, indígenas Guarani-Kaiowá trancaram parte do Anel Viário Norte da rodovia MS-379 em protesto pela liberdade de nove indígenas presos.

 

Fonte.  AND

Agrishow: evento latifundista é palco de disputas eleitoreiras

 



Foto: Miguel Schincariol/AFP



Acabou de se encerrar, nos últimos dias, na cidade de Ribeirão Preto/SP, a Agrishow, maior evento comercial de tecnologias voltadas para a agricultura do país e América Latina.

 

Fonte.  AND

MA: Latifundiários violam cemitério quilombola

 

 


Território quilombola Cocalinho. Foto: Reprodução



Latifundiários derrubaram tornos e cruzes de túmulos de quilombolas enterrados no cemitério da comunidade Quilombola Cocalinho, no município de Parnarama (MA).

 

Fonte.  AND

MA: Latifundiário promove cerco contra comunidade quilombola

 



Em 2022, latifundiário invadiu comunidade quilombola Boa Hora III/Marmorana com maquinários. Foto: Foruns e redes cidadania do Maranhão


Quilombolas da comunidade Boa Hora III/Marmorana, localizada em Alto Alegre do Maranhão, têm sofrido cerco e perseguição do latifúndio local, segundo depoimento dos irmãos Raimunda e Jesusmar Costa, moradores da região e diretores da Associação de Produtores e Produtoras Rurais local.

 

Fonte.  AND