Tuesday, February 9, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: PA Testemunha-chave do massacre de Pau D’arco é assassinada

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Rondônia: Orowao Pandran, guerreiro, Canóe Oro Mon, presente na luta!
image.png

"No fundo, amanheci com saudades, pois queria mesmo era sentar-me ao seu lado e contar-te de tudo que tenho visto acontecer com nosso povo. Sabia que a perseguição insiste? O motivo continua o mesmo: ganância."

image.png

Familiares sepultam camponeses assassinados no Massacre de Pau D'arco. Foto: Lunae Parracho  

Perpetuando o caminho sanguinário de injustiças cometidas pelo latifúndio em conluio com o velho Estado, em Pau D’arco no Pará, o camponês sobrevivente e testemunha do Massacre ocorrido em 2017, Fernando Santos do Araújo, de 39 anos, foi assassinado com um tiro na nuca durante a noite de 26 de janeiro. 

Fonte. AND
BA: Latifundiários são impedidos por ribeirinhos de realizar despejo ilegal
image.png

Pistoleiros tentam, em vão, derrubar roças de ribeirinhos da comunidade de Braço do Roçado, Bahia. Foto: CPT/BA  

No dia 24 de janeiro, a mando do latifúndio, pistoleiros e tratores tentaram invadir as roças pertencentes às comunidades ribeirinhas de Braço do Rocado que residem às margens do rio São Francisco no município de Barras, estado da Bahia. As famílias se organizaram e impediram o ataque.  


image.png

Segundo dados preliminares da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram registradas 178 invasões violentas contra 55.821 famílias no decorrer de 2020. Com aval do governo de Jair Bolsonaro e Generais, 97 áreas indígenas, 21 áreas quilombolas e 19 ocupadas por posseiros foram invadidas pelo setor privado.  


Camponeses erguem bandeiras após a tomada em 2020 das últimas terras onde ocorreu em 1995 a Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara. Foto: Banco de dados AND  

Reproduzimos abaixo a nota assinada dia 31/01 pela Assembleia Popular do Acampamento Manoel Ribeiro, Comitê de Defesa da Revolução Agrária do Acampamento Manoel Ribeiro (CDRA) e Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental (LCP), onde denunciam mais uma investida do latifúndio e o velho Estado contra os que lutam pela terra em Rondônia.

Fonte. AND





--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias