Thursday, February 11, 2021

Estudos Agrários Brasil: RO.- Militares despejam ilegalmente 380 famílias em benefício de ex-senador grileiro de terras

 

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

RO: Militares despejam ilegalmente 380 famílias em benefício de ex-senador grileiro de terras
image.png

Polícia Militar despeja ilegalmente centenas de camponeses em Rondônia. Foto: Banco de dados AND  

Desde o dia 04 de fevereiro, cerca de 380 famílias camponesas que vivem no Projeto de Assentamento (PA) Nova Floresta, localizado nos municípios de Governador Jorge Teixeira e Campo Novo, no estado de Rondônia, seguem sendo despejadas de maneira irregular por dezenas de militares depois de o ex-senador, latifundiário e grileiro de terras, Ernandes Santos Amorim, reivindicar a posse da área.  

SEM VACINAS, POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM EM ZONAS URBANAS SÃO MAIS EXPOSTOS AO COVID-19

Uma denúncia protocolada junto ao Ministério Público Federal (MPF), destinada à Procuradora do MPF/RO Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha explicita o descaso vivido por inúmeros povos indígenas que vivem em áreas urbanas, sobretudo os que residem na periferia da capital de Rondônia. A denúncia foi protocolada no dia 20/01/2021 por meio da sala de atendimento online do MPF.

image.png

Casa é incendiada em meio a despejo ilegal. Foto: Reprodução  
No dia 14 de janeiro, policiais militares realizaram, sob ordem do judiciário, um despejo contra o povo Gamela que vive na comunidade Morro D’Água, em Baixa Grande do Ribeiro, estado do Piauí. 

Fonte. AND

MG: Camponeses ocupam latifúndio no Vale do Rio Doce

image.png

Foto: Camponeses comemoram a conquista da terra após anos acampados. Foto: MST

No dia 01 de fevereiro, cerca de 150 famílias camponesas ocuparam o latifúndio com 200 alqueires de terras inutilizadas conhecido como Fazenda Santa Rosa, em Frei Inocêncio, município de Minas Gerais, em meio ao Vale do Rio Doce.  


Camponeses empreendem vitoriosa resistência aos ataques do latifúndio em conluio com a polícia. Foto: Jornal Resistência Camponesa  

Cresce o histórico de resistência na luta contra o latifúndio protagonizada pelas famílias camponesas do Acampamento Manoel Ribeiro, que ocupam há seis meses as últimas terras da antiga Fazenda Santa Elina, Rondônia.  

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias