Friday, February 19, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: PA: PM assassina professor do povo Tembé-Theneteraha dentro de Território Indígena

Clicar nos títulos para ver as notícias completa 


GO: Mais de 100 famílias são ameaçadas de despejo em meio a pandemia
image.png

Mais de 140 famílias que vivem desde 1990 na comunidade de Monjolo, em Tuverlândia, estado de Goiás (GO), receberam no dia 25 de janeiro uma ameaça de despejo emitida pelo judiciário reacionário. A decisão emitida ocorreu mesmo o durante o estado de calamidade pública por conta do Covid-19.

image.png

Enfermeira empurra paciente com Covid-19 em meio à longo congestionamento de caminhões transportando soja do latifúndio da região. Foto: Reprodução  

No dia 12 de fevereiro, trabalhadores da saúde tiveram que empurrar pelo acostamento da BR uma paciente diabética com Covid-19 que utilizava cilindro de oxigênio em uma maca por cerca de 2 km. No momento do transporte, a estrada, na altura do km 30 da Transamazônica (BR-230), estava totalmente interditada com caminhões que iam atravessar em balsas para entrega da soja do agronegócio na outra margem onde fica o porto de Miritituba em Itaituba. Caminhoneiros que estavam aguardando gravaram o momento.  


Isac Tembé, professor e liderança indígena é assassinado com tiro no peito por PMs na TI Alto Rio Guama. Foto: Reprodução.  

No dia 12 de fevereiro, o professor Isac Tembé, 24 anos, do povo Tembé-Theneteraha, foi assassinado com tiro no peito por policiais militares (PM's). Os agentes de repressão atuavam como paramilitares a serviço do latifúndio, na Terra Indígena (TI) Alto Rio Guama, localizada entre os municípios de Capitão Poço e Paragominas, no nordeste do Pará.


Piauí tem aproximadamente seis mil indígenas, mas nenhum território demarcado. Foto: Agência Pública  

A comunidade indígena Potiguara do Catu ocupa há séculos as margens do rio Catu, entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, no Rio Grande do Norte. No território ainda não demarcado, onde vivem 226 famílias, quase mil pessoas, foram confirmados 19 casos de Covid-19 desde o começo da pandemia.  

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias