Tuesday, January 4, 2022

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Batalhas e escaramuças : A resistência camponesa na Área Tiago dos Santos

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


Pichações em Curitiba exigem liberdade para o camponês preso político Luzivaldo



Pichação em Curitiba exige a liberdade imediata para Luzivaldo. Foto: Banco de Dados AND
Pichações foram registradas em Curitiba, Paraná, exigindo liberdade imediata para o camponês preso político Luzivaldo de Souza Araújo. Assinadas pela organização Alvorada do Povo, elas trazem ainda a frase Lutar não é crime!. Em nota, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) denunciou que Luzivaldo corre sério risco de vida e que está sendo mantido preso sem julgamento por um crime que não cometeu.




Ato de lançamento do relatório da Missão de Solidariedade às Áreas Tiago dos Santos e Ademar Ferreira e ato de desagravo à advogada Lenir Correa, ocorrido no dia 09/12 na Unir-Centro, Rondônia Foto: Banco de dados AND

Organizado pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e a Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta (Abrapo), o Relatório da Missão de Solidariedade às Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, assinado por 25 organizações democráticas, foi lançado no dia 23 de novembro. Durante o mês de dezembro dois atos públicos de lançamento, em Rondônia e no Rio de Janeiro, foram realizados de forma presencial.




Massas camponesas enfrentaram, cara a cara, o cerco militar para acessar a terra; a maioria da área sequer foi despejada

Uma grandiosa resistência de 800 famílias camponesas das Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira concluiu mais uma batalha da luta prolongada pela conquista da terra e para assentar as bases para um Novo Brasil. Enfrentamentos, manifestações, resistência a invasões policiais e muita organização (mesmo quando parte das famílias foi despejada na calada da noite) – assim podem ser resumidos os acontecimentos de outubro de 2021 em Rondônia.

Fonte.  AND
A farsa da Operação “Canaã”, em Rondônia Perseguição contra advogada e camponeses
No dia 23 de novembro, cerca de um mês após as investidas reacionárias contra a Àrea Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, em um novo ataque ao movimento camponês – desta vez no outro extremo do estado de Rondônia – mais de 120 agentes da Polícia Civil invadiram casas e realizaram operações de busca e apreensão contra diversos camponeses e apoiadores da luta pela terra. Sete pessoas foram presas e, dentre os alvos da operação, estava a advogada popular Lenir Correia Coelho, da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) e da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap).

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias