Thursday, January 20, 2022

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Irlanda: Revolucionários realizam campanha de solidariedade internacional com a Liga dos Camponeses Pobres

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa




Jornal AND é lido por manifestantes. Foto: Calpi

Reproduzimos abaixo uma nota emitida pelo Comitê de Apoio à Luta dos Povos Indígenas (Calpi) sobre o julgamento dos responsáveis pelo Massacre de Caarapó, ocorrido em 2016. O crime ocorreu a mando de latifundiários da região de Dourados e contou ainda com a participação de muitos deles. O julgamento demarca mais uma etapa da resistência e busca por justiça empreendida pelos Guarani Kaiowá e o Calpi convoca a todos a somarem-se na luta pela punição dos assassinos.

Fonte.  AND
RR: Tropa de choque do Bope executa duas ações violentas contra comunidades indígenas em 15 dias



Bope invade TI Pium e ataca indígenas. Foto: Conselho Indígena de Roraima (CIR)
Em apenas 15 dias policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram dois covardes ataques contra moradores de duas comunidades na Terra Indígena (TI) Pium e Raposa Serra do Sol, ambas localizadas no estado de Roraima (RR). As ações truculentas realizadas pelo Bope feriram mais de 10 indígenas e destruiu cerca de 15 casas por meio de incêndios criminosos.

Fonte.  AND
Camponeses da Área Ponte Aliança Operário Camponesa conquistam o título da terra



Camponeses celebram conquista de título na Área Ponte Aliança Operário Camponesa (Para Terra I). Foto: Comitê Velho Chico
No dia 20 de dezembro, camponeses da área Ponte Aliança Operário Camponesa (Para Terra I) em Varzelândia, Norte de Minas, conquistaram o título da terra. Durante vinte anos as famílias estiveram endividadas, só concretizando a compra das terras no ano de 2019. Os camponeses adquiriram uma dívida coletiva que foi se tornando praticamente impagável. Mesmo sem conseguirem quitar a dívida, as famílias não se deixaram abater pela pressão do banco e do velho Estado e das dificuldades para realizarem investimentos em suas propriedades, se organizaram para produzir, vivendo do fruto do seu trabalho e suor, produzindo inclusive para abastecer parte do mercado local de Varzelândia e região. Nesse período, muitos foram os desafios enfrentados para permanecer nas terras da antiga Fazenda Espírito Santo, exercer a sua posse, produzir e hoje conquistar o título de propriedade.

Fonte,  AND
Irlanda: Revolucionários realizam campanha de solidariedade internacional com a Liga dos Camponeses Pobres



Foto: https://anti-imperialist-action-ireland.com/
Entre o final do ano de 2021 e início de 2022, a Ação Antiimperialista Irlanda (AAI) vem realizando uma campanha de solidariedade internacional com a Liga dos Camponeses Pobres do Brasil.
Em Waterford, os militantes ergueram faixas escritas Viva a LCP! e Conquistar a terra! Solidariedade da Irlanda! e realizaram uma pichação escrita Viva a LCP!

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias