Friday, May 27, 2022

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: MS: Povo Guarani Kaiowá retoma território após assassinato de jovem guerreiro

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


PE: Camponeses da Zona da Mata seguem na luta pela terra após assassinato de criança
No dia 4 de abril, cerca de 400 camponeses da Zona da Mata Sul de Pernambuco realizaram um protesto exigindo a suspensão do leilão de terras de antigas usinas desativadas – agora local onde vivem milhares de trabalhadores – e justiça pela morte de Jonatas Oliveira, criança de 9 anos assassinada por pistoleiros a mando do latifúndio em fevereiro deste ano. O ato teve início em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguiu em marcha até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo em Recife.




Em protesto realizado 04/04, camponeses reivindicam terra. Foto: Vitória Silva

As famílias camponesas do Engenho de Roncadorzinho, localizado em Barreiros na Mata Sul de Pernambuco, que sofreram com o bárbaro assassinato de Jonatas de 9 anos, estão ameaçados de serem despejados em junho deste ano. Elas afirmam que vão resistir em defesa dos mais de 40 anos de história, trabalho e suor plantados nestas terras.




Durante a atividade foi montada uma sessão de cinema coma exibição do filme Matrix (1999). Foto: Banco de Dados AND

O Comitê de Apoio - Manaus (AM) realizou um vitorioso Sábado Cultural na Comunidade do povo indígena do Sol Nascente, zona norte de Manaus, capital do estado do Amazonas, no dia 14 de maio. O evento foi realizado conjuntamente com a Coordenação do Assentamento do Povo Indígena do Sol Nascente (Capisol).




Guarani Kaiowá retomam território em resposta a covarde assassinato de jovem guerreiro. Foto: Reprodução

Na madrugada de 22 de maio, o povo Guarani Kaiowá realizou uma retomada de território na fazenda Taquaperi, no município de Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul (MS), fronteira com o Paraguai. No local, um dia antes, o jovem indígena Alex Ricarte Vasques Lopes, de 18 anos, foi assassinado pelo latifúndio, de acordo com as denúncias de lideranças indígenas. A ação evidencia que os povos indígenas não deixarão de responder aos crimes contra o povo.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias