Tuesday, November 16, 2021

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Ações de solidariedade internacional com a LCP são vistas no Equador, Alemanha, Dinamarca e Finlândia

 

 GIOVANNA SCHAIDHAUER

 

 13 NOVEMBRO 2021

 


 

Ações em solidariedade internacional à LCP no final de outubro, início de novembro. Foto: Banco de dados AND

No final do mês de outubro e início de novembro, ativistas alemães, dinamarqueses e finlandeses realizaram uma série de ações de solidariedade para os camponeses do Brasil. As manifestações ocorrem em meio à dura luta travada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) contra os despejos em Rondônia

CAMPONESES POBRES DO EQUADOR MANIFESTAM SOLIDARIEDADE À LCP

Camponeses pobres do Equador divulgaram uma nota em solidariedade à LCP, seguida de imagens de ações realizadas pelos mesmos. Em sua nota, eles iniciam afirmando que mais de 3 mil tropas militares apoiadas por paramilitares e assassinos contratados atacam sem medir o uso de armas letais contra os homens e mulheres, filhos do povo que "têm dado meios para lutar e resistir como corresponde a uma organização que tem uma liderança ideológica correta".

E seguem, dizendo que a ofensiva da reação não só responde à necessidade dos latifundiários de neutralizar a LCP, mas também de atacar a organização por ter prestado respeito e homenagem à memória do Presidente Gonzalo: "Sonhos de cachorros têm a reação, os latifundiários e o imperialismo se acreditam que existe alguma maneira humana de despojar os camponeses de sua ousadia e propósitos justos que têm os camponeses de lutar pela conquista da terra a qualquer custo, muito menos renunciar ao direito de abraçar e desfraldar as bandeiras que o Presidente Gonzalo levantou", enfatizam.

Os camponeses afirmam que a LCP tem o apoio das classes e povos oprimidos do mundo, que sua luta é a mesma que travam todos os camponeses pobres de qualquer país do terceiro mundo, e que desde já traça o caminho da Revolução Agrária, de Nova Democracia e do Socialismo. Eles condenam o velho Estado do Brasil, suas classes dominantes, seus governantes pela abjeta campanha militar contra os camponeses nas Áreas de Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira.

"Estamos condenados a triunfar, a conquistar a terra, a derrotar o imperialismo, a destruir a semifeudalidade, o capitalismo burocrático e a esmagar o revisionismo. Não há como ser diferente, custe o que custar, vamos lutar, vamos resistir e vamos triunfar, é assim que há de ser", destacam os camponeses pobres. Eles declaram ainda que: "companheiros dos acampamentos de Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, estamos com suas lutas, seu sangue é nosso sangue, suas vitórias, nossas vitórias."
















 Ações realizadas pelos camponeses pobres do Equador em solidariedade com a LCP. Fotos: Frente de Defesa das Lutas do Povo do Equador.

NA ALEMANHA, DIVERSAS MANIFESTAÇÕES EM APOIO À LCP

O Comitê Vermelho de Mulheres de Bremen, na Alemanha, realizou três manifestações simultâneas em diferentes pontos da cidade no dia 30/10. As manifestações ergueram alto a importância da solidariedade internacional com as massas em luta por todo o mundo, mais especificamente a luta que está sendo travada pela LCP no Brasil, nas Áreas Tiago dos Santos e Ademar Ferreira. 

De acordo com o portal de notícias revolucionário Dem Volke Dienen, muitos que passaram pelas manifestações pararam, perguntaram com interesse e se solidarizaram com o povo brasileiro. Especialmente em Gröpelingen - um dos distritos mais pobres de Bremen - a campanha atraiu muito o interesse das massas. 

Vários panfletos relatando a situação foram distribuídos: “O povo brasileiro está lutando! Acima de tudo, a luta dos camponeses pobres e sem-terra pela terra que lhes foi tirada ilegalmente pelo governo brasileiro e pelos latifundiários é de grande importância", dizia o início dos panfletos.

O papel de Cysneiros Pachá e de Marcos Rocha também foram denunciados no planejamento do novo massacre contra os camponeses de Rondônia.















Manifestações realizadas pelo Comitê Vermelho de Mulheres de Bremen em pontos distintos da cidade. Fotos: Dem Volke Dienen

Já, em frente à Casa Colombo em Hamburgo - onde está localizado o consulado brasileiro -, a Aliança contra a Agressão Imperialista realizou uma manifestação de solidariedade com os camponeses pobres e sem terra de Rondônia, na tarde de 29 de outubro. Foram feitos discursos denunciando o ataque reacionário do velho Estado brasileiro às Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira e destacando a luta heróica que o movimento camponês revolucionário está travando. Para este fim, inúmeros folhetos foram distribuídos a transeuntes informando sobre a situação.

Palavras de ordem foram gritadas em alemão e português, a questão da luta pela terra foi enfatizada e, de acordo com o portal de notícias revolucionário Dem Volke Dienen, o "genocida Bolsonaro e seus capangas Marcos Rocha e Hélio Cysneiros Pachá foram condenados com o mais profundo ódio de classe".

Em sua publicação sobre o ato, o portal afirma que a luta pela terra dos camponeses pobres e sem terra nas Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira mostra a vontade do povo brasileiro de lutar e que existe uma situação revolucionária altamente desenvolvida.

"Os companheiros nas terras estão dando suas vidas na luta contra o velho Estado, seu governo genocida e seus soldados que estão manchando cada vez mais as mãos com o sangue do povo. O sangue deles é o nosso sangue! Assim, é tarefa dos revolucionários proletários na RFA [República Federal da Alemanha], assim como em todos os outros países, apoiar a luta dos companheiros no Brasil com a solidariedade de classe vinda do fundo do coração", concluem.

Na cidade de Bremen, uma ousada ação de pichação foi realizada no Consulado Honorário do Brasil. A frase escrita foi Viva a LCP!.











 Manifestação realizada em Hamburgo. Foto: Dem Volke Dienen
















Pichação realizada no consulado honorário do Brasil em Bremen. Foto: Dem Volke Dienen

FINLÂNDIA: ESCOLA POPULAR ESTUDA ACONTECIMENTOS RECENTES

Uma Escola Popular foi realizada em Tampere, na Finlândia, em uma cafeteria local, onde, além de abordada a história e lutas em geral da LCP, foram estudadas as "reviravoltas vitoriosas de Tiago dos Santos, nas quais policiais militares e a Força Nacional a serviço dos latifundiários fracassaram completamente em suas tentativas de expulsar camponeses pobres das terras ocupadas. O sucesso da resistência dos camponeses mostrou que ninguém ganha o povo unido, e que o inimigo mais "poderoso" é, na verdade, apenas um tigre de papel".

Os presentes viram fotos da vida dos camponeses pobres nas Áreas e um vídeo de solidariedade que eles fizeram com os camponeses pobres da Índia. Eles também cantaram juntos o arranjo finlandês feito da música Santa Elina É Dos Camponeses.



 












Activistas finlandeses em uma escola popular seguram uma bandeira da LCP e dois cartazes dizendo: Marcos Rocha é um assassino!Cysneiros Pachá é um assassino!. Foto: uusibrasilia.wordpress

DINAMARCA: ATO PÚBLICO DE AGITAÇÃO E PROPAGANDA LEVANTA ALTO A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Em Copenhague, capital da Dinamarca, os revolucionários realizaram uma manifestação. Havia uma faixa com a consigna Apoie a luta dos camponeses pobres no Brasil! e foi realizada a distribuição de panfletos condenando a Operação “Nova Mutum”, levada a cabo pela PM-RO e Força Nacional de Segurança para o massacre dos camponeses pobres em Rondônia.



 











Manifestação em apoio à LCP na Dinamarca. Foto: socialistiskrevolution

·