Wednesday, August 9, 2023

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: MG: Dia do Trabalhador da Construção foi celebrado por operários e militantes

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa 


Reflexo da questão agrária, invasões a terras indígenas aumentaram em 2022



Povo Guarani-Kaiowá avança em Retomada Laranjeira Nhanderu. Foto: Banco de Dados AND

O número de invasões a terras indígenas e conflitos envolvendo territórios aumentou em 2022, segundo dados de um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançado no dia 26 de julho. Os números indicam ainda que o principal palco da luta indígena pela terra foi na região da Amazônia Legal, região que é palco da luta pela terra há décadas




Evento reuniu dezenas de operários e familiares que participaram da Rebelião dos Pedreiros, além de entidades classistas, democráticas e revolucionárias. Foto: Banco de Dados AND

Ao encerrar, Boné levantou a bandeira da secular luta pela terra, fazendo a defesa da Revolução Agrária e de Nova Democracia: “… os camponeses trazem a história do nosso país, a bandeira da independência nacional, da democracia, e a primeira coisa a fazer é democratizar a propriedade da terra. Por isso, todas essas insurreições; por isso foi tão reprimido, e continua a luta pela terra, através das organizações camponesas, principalmente a Liga dos Camponeses Pobres, que levanta alta a bandeira da revolução agrária.

Fonte.  AND
Com discurso ‘ambientalista’, Cúpula da Amazônia será show de hipocrisia



Amanhã, a Cúpula da Amazônia em Belém (PA) iniciará oficialmente, reunindo países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica sendo eles Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Suriname, Guiana e Venezuela. Além dos países membros da OTCA, participam também a Alemanha, França, Noruega, Congo e Indonésia.

Fonte.  AND
Novo genocídio: Luiz Inácio aprova nova obra que atravessa 122 km de território indígena



Luiz Inácio segue com genocídio indígena. Foto: AP Photo / Eraldo Peres

No dia 4 de agosto, Luiz Inácio assinou uma ordem de serviço para as obras de uma nova linha de transmissão que atravessará cerca de 122 quilômetros do território indígena Waimiri Atroari, do povo Kinja.

Fonte.  AND