Friday, August 11, 2023

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Cacique que denunciou latifúndio em evento preparatório à Cúpula da Amazônia teve aldeia atacad

 


Clicar nos títulos para ver as notícias completa 

Cacique que denunciou latifúndio em evento preparatório à Cúpula da Amazônia teve aldeia atacada



Indígenas baleados no Pará. Foto: Divulgação/Fepipa

Diferentes ataques contra o povo indígena Tembé ocorreram nos dias 4 e 7 de agosto, na cidade de Tomé-Açu (PA), após denúncias feitas por um cacique da etnia contra o latifúndio no evento “Diálogos Amazônicos”. Os ataques deixaram ao menos quatro indígenas baleados e um indígena foi preso pela Polícia Militar.




Carlos Fávaro na Aprosoja-MT. Foto: Aprosoja

Na primeira semana de agosto, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro destinou metade de todo o valor restante do chamado “orçamento secreto” disponível ao ministério para sete municípios mato-grossenses. A medida satisfaz o latifúndio local e seus representantes na região que possui a maior concentração de terras no país.




Arthur Lira atende pedido de Luiz Inácio contra desgaste na CPI do MST. Foto: Igor Estrela/Metrópoles

Arthur Lira suspendeu a convocação de Rui Costa, ministro da Casa Civil, para prestar depoimento na “CPI do MST” – farsa montada por deputados da extrema-direita para desgastar o governo federal de Luiz Inácio e atacar os movimentos camponeses que lutam por terra. No Diário Oficial de 9 de agosto, Lira anunciou a suspensão e expôs o motivo: “não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias