Saturday, September 19, 2020

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: RO: Camponeses são despejados em tempos de pandemia em Vilhena ADAPTADO DE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS DO POVO (ABRAPO

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


RO: Organização e trabalho coletivo impulsionam Acampamento Manoel Ribeiro e novas famílias chegam diariamente



Reproduzimos abaixo copilado de notícias veiculadas no Jornal Resistência Camponesa sobre avanço da organização e trabalho coletivo no Acampamento Manoel Ribeiro e chegada de novos camponeses.  


Fonte. AND


RO: Camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro e redondezas enfrentam intimidação da PM (Vídeo)


Reproduzimos abaixo denúncia repercutida através do Jornal Resistência Camponesa sobre intimidação policial sobre o Acampamento Manoel Ribeiro e redondezas após tomada das últimas terras de Santa Elina que ocorreram 25 anos após a histórica Batalha de Corumbiara.  

Fonte. AND

RO: Camponeses são despejados em tempos de pandemia em Vilhena
ADAPTADO DE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS DO POVO (ABRAPO)



No dia 8 de setembro, a Polícia Militar de Vilhena, estado de Rondônia, cumpriu a ordem judicial de despejo, dada pela juíza da segunda vara cível da comarca da cidade, fruto da ação possessória que foi movida contra os camponeses da Associação Novo Canaã. A decisão arbitrária colocou abaixo as benfeitorias (casas, plantação etc.) dos camponeses pobres que viviam nos lotes 75 e 85 (antiga fazenda Vilhena), além de deixar mais de 50 famílias na rua em plena crise sanitária, a maior dos últimos 100 anos.

Fonte. AND

MS: Camponeses cortam rodovia reivindicando terras e prometem mais ações
 

No dia 7 de setembro, dia da “Independência” do Brasil, cerca de 300 famílias camponesas do Acampamento Zumbi dos Palmares bloquearam trecho de rodovia próximo a Campo Grande, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, na saída para Sidrolândia e São Paulo. A reivindicação principal dos camponeses, organizados pela Frente Nacional de Luta (FNL), é a necessidade da retomada urgente da distribuição de terras.  

Fonte. AND