Saturday, July 18, 2020

ÍNDIA: CAMPANHA EXIGE LIBERDADE IMEDIATA PARA VARAVARA RAO!


Libertem Varavara Rao imediatamente! Condenar o flagrante e insensível descaso do Estado pela saúde do poeta revolucionário de 80 anos! Exigir a libertação de todos os presos políticos!

A Campanha Contra a Repressão do Estado (CASR, na sigla original) exige a libertação imediata do poeta revolucionário Varavara Rao, que testou positivo para COVID-19. De acordo com as informações recebidas pelos membros da família, a saúde de Varavara Rao deteriorou-se rapidamente nas últimas duas semanas. Isso também é evidenciado pelo seu estado físico enfraquecido, fala incoerente e incapacidade de desempenhar independentemente funções diárias ou corporais. Após esforços persistentes dos membros da família para destacar sua condição de saúde, as autoridades da prisão, que negaram essas preocupações, foram obrigadas a transferir Varavara Rao para o Hospital JJ em Mumbai, no dia 13 de julho. No entanto, sua saúde piorou ainda mais porque as autoridades do hospital não cuidaram dele. Eles até mandaram embora sua família à força por levantar preocupações sobre ele ser abandonado em uma maca suja e insalubre. Hoje, ele testou positivo para COVID-19 e foi transferido para o Hospital Saint George, Mumbai.

O papel deliberado desempenhado pelo Estado na saúde debilitada de Varavara Rao captura, de várias maneiras, o impacto das ações do Estado na onda nacional em casos de COVID-19. Em vez de tomar providências para atendimento e tratamento médico imediato, as autoridades da cadeia de Taloja negaram-lhe atendimento médico. Simultaneamente, a Agência Nacional de Investigação (NIA) trabalhou horas extras para bloquear todos os esforços para a libertação dos presos sob o caso Bhima Koregaon-Elgaar Paris, apesar da ameaça crescente de uma infecção por COVID-19 em cadeias apertadas. É notório que vários dos que estão sob julgamento são pessoas acima de 60 anos de idade, que sofrem de comorbidades e, portanto, particularmente vulneráveis ​​a uma infecção por COVID-19. Além de Varavara Rao, incluem Anand Teltumbde, Gautam Navlakha e Shoma Sen. O que começou como uma caça às bruxas em ativistas em 2018 pela Polícia de Maharashtra agora se tornou uma tentativa de assassinato em custódia pelas autoridades da NIA, da cadeia e do hospital. Essa é uma extensão bárbara da política de marcar as vozes de dissidência como "naxalitas urbanos" e encarcerá-las por longos períodos de tempo sob acusações fabricadas, facilitadas por leis draconianas. À medida que a pandemia do COVID-19 se espalha mais e mais rapidamente em todas as partes do país, as cadeias desumanas e superlotadas foram transformadas em forca para aqueles que o Estado procura silenciar.

Para promover essas ações, a NIA convocou várias outras pessoas, incluindo o professor da Universidade de Delhi, Hany Babu, e o jornalista de Hyderabad, Kranti Tekula, para testemunhar diante deles em Mumbai. O apelo por atrasos devido a restrições de viagens e a implodente crise de saúde ter sido rejeitado revela os interesses básicos desta agência e de seus senhores no Ministério da Administração Interna. Eles pretendem instilar medo entre aqueles que ousam exigir direitos para as classes, castas e comunidades oprimidas. O caso do Dr. GN Saibaba, um professor com 90% de seu corpo debilitado e cadeirante da Universidade de Delhi, que continua encarcerado, apesar dos repetidos apelos à liberdade condicional, provavelmente se desenvolverá semelhante ao caso de Varavara Rao. A negação de indenização a essas pessoas torna os Tribunais cúmplices no assassinato em custódia de ativistas, intelectuais, advogados, jornalistas, poetas e sindicalistas. Deve-se reiterar que vários ativistas anti-CAA, NRC, NPR presos pela polícia de Delhi permanecem na prisão apesar dos apelos por sua libertação. Essa política de negar assistência médica a presos políticos novamente se manifesta no encarceramento contínuo dos líderes camponeses Akhil Gogoi e Manas Konwar, juntamente com outros que testaram positivo para COVID-19 enquanto estavam presos em Assam. Todos esses pedidos de fiança estão sendo negados, invocando a draconiana Lei de Prevenção de Atividades Ilícitas (UAPA) e a Lei da NIA. O uso dessas leis draconianas para encarcerar ativistas e negar a fiança, apesar da disseminação do COVID-19 nas prisões, é uma violação flagrante do direito à vida dos presos.

É óbvio que o governo central liderado pelo BJP e agências como a NIA estão usando o caso Bhima Koregaon como uma tática para suprimir as vozes que coletivamente se opõem ao fascismo brâmane do Hindutva. Ao mesmo tempo, as forças Hindutva acusadas de atacar dalits, adivasis, muçulmanos e as seções progressistas e democráticas de nossa sociedade são protegidas e defendidas. Isso torna imperativo que nos unamos para resistir ao ataque do fascismo hindutva bramânico, exigir a libertação de todos os presos políticos e exigir atenção médica a todas as pessoas encarceradas em prisões e prisões em todo o país. A Campanha Contra a Repressão Estatal (CASR) insta todas as seções progressistas e democráticas de nossa sociedade a se unirem e atrairem as grandes massas para resistir coletivamente às forças fascistas e se opor à repressão estatal. Exigimos:


1) Libertação imediata do poeta revolucionário Varavara Rao e do Dr. G. N Saibaba.



2) Libertação imediata de todos os ativistas e intelectuais acusados no caso fabricado de Bhima Koregaon



3) Libertação imediata de todos os ativistas anti-CAA, NRC e NPR.



4) Libertação imediata de todos os presos políticos alojados em prisões em todo o país.



5) Revogação de todas as leis draconianas, incluindo UAPA, PSA, NSA e outras.



Campanha Contra a Repressão Estatal

(Equipe organizadora: AISA, AISF, APCR, BCM, Exército de Bhim, Bigul Mazdoor Dasta, BSCEM, CEM, CRPP, CTF, Disha, DISSC, DSU, DTF, IAPL, IMK, Karnataka Janashakti, KYS, Lokpaksh, LSI, Mazdoor Adhikar Sangathan, Mazdoor Patrika, Mehnatkash Mahila Sangathan, Morcha Patrika, NAPM, NBS, NCHRO, Nowruz, NTUI, Observatório do Povo, Rihai Manch, Samajwadi Janparishad, Satyashodak Sangh, SFI, Unidos Contra o Ódio, WSS)


https://cebraspo.blogspot.com/2020/07/india-campanha-exige-liberdade-imediata.html