Thursday, October 21, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: MG: Povo Maxakali retoma terra em Teófilo Otoni

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


MG: Povo Maxakali retoma terra em Teófilo Otoni


































Povo Maxakali retoma terras onde obras foram abandonadas pelo velho Estado. Foto: Reprodução
Durante a madrugada do dia 28 de setembro, um grupo composto por aproximadamente 400 indígenas do povo Maxakali retomou uma área de terra no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. A terra pública estava cedida para a construção de um campus do Instituto Federal do Norte de Minas, no entanto, seguia abandonada.

Fonte.  AND
PA: Prefeito solicita ordem de despejo contra 200 famílias quilombolas
O quilombo Sítio Conceição, onde atualmente vivem cerca de 200 famílias, no dia 27 de setembro, foi notificado com uma ordem de despejo, cujo prazo era de 24 horas para cumprimento da desocupação. A ação foi solicitada pelo prefeito José Renato Ogawa Rodrigues/PL e emitida pela 1ª Vara Federal Cível e Empresarial da Comarca de Barcarena-PA. O motivo da expulsão seria a construção de esgoto no local onde vivem as famílias.






Com inscrições abertas até o próximo dia 21, será realizado on-line um curso de extensão entre outubro e dezembro cujo tema será História, Cultura e Mobilizações Indígenas na Sala de Aula.































Heladio Cândido Senn ("Nego Zen") foi morto em 13 de outubro. Foto: Reprodução
Um conhecido latifundiário rondoniense chamado Heladio Cândido Senn, o “Nego Zen”, foi executado na noite de 13 de outubro, junto com sua esposa Sônia Biavatti e outros três funcionários ("seguranças"). As mortes ocorreram na chamada Fazenda Vilhena, localizada a cerca de 60 quilômetros do município de Vilhena, no Setor 8, Gleba Corumbiara, em Rondônia. Denúncias apontam que ambos foram colocados de joelho e executados com tiros na nuca.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias