Friday, October 29, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS: Tiago dos Santos: PM viola decisão do STF e impede famílias de retornarem

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


Tiago dos Santos: PM viola decisão do STF e impede famílias de retornarem



Às famílias despejadas na Operação “Nova Mutum” da PM-RO, que conta com participação da Força Nacional, estão neste momento sendo impedidas de regressarem livremente para suas casas nas Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira. Mais de 100 camponeses passaram toda a noite de 26/10 e a madrugada de 27/10 aguardando a liberação da PM para regressarem a seus lotes. Enquanto isto, o secretário de Segurança Pública do estado, Hélio Cysneiros Pachá, conhecido pelos camponeses como “o carniceiro de Santa Elina”, visita a área em meio a crescentes ações ilegais cometidas por sua PM.





Militares e órgãos repressivos penetram na Área Tiago dos Santos, mas não logra esmagar a resistência camponesa. Banco de Dados AND
Segundo relatos dos camponeses que resistem ao criminoso despejo, na Área Tiago Campin dos Santos (Nova Mutum Paraná, RO), a Polícia Militar de Rondônia (PM-RO) continua avançando em sua ação covarde contra as massas camponesas. Os militares, juntamente com a Força Nacional do governo militar genocida, estão montando bases de operações dentro da área, utilizando os pertences e as construções dos camponeses, por eles roubadas.





Garimpo ilegal próximo a margem do rio em Território Indígena. Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real
No dia 12 de outubro, em que no Brasil se comemora o dia das crianças, duas crianças indígenas Yanomami morreram enquanto brincavam como de costume nas margens do rio. Os pequenos Yanonami foram sugados por uma draga gigante do garimpo ilegal. Em seguida foram “cuspidas”, já sem vida, e arrastadas pelas correntezas do rio Parima, localizado na comunidade Makuxi Yano, em Alto Alegre Roraima (RR).





Povo Guarani Kaiowá retoma território em Naviraí, MS. Foto: Reprodução
No dia 15 de outubro, cerca de 30 famílias indígenas Guarani Kaiowá retomaram o território tradicional exigindo a demarcação das terras do tekoha Teko-Ava. A ocupação ocorreu na Aldeia Boreviry, localizada no município de Naviraí, no Mato Grosso do Sul (MS).

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias