Tuesday, April 5, 2022

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: RR: Povos indígenas realizam 51ª Assembleia Geral e conclamam defesa dos territórios

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


MT: Militares arrendam ilegalmente de terras indígenas para latifundiários



Jussielson Gonçalves Silva militar inativo da Marinha e coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) da regional no interior do Mato Grosso (MT). Foto: Reprodução
No dia 17 de março três militares foram presos Jussielson Gonçalves Silva militar inativo da Marinha e coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) da regional no interior do Mato Grosso (MT), de Gerrard Maxmiliano Rodrigues de Souza sargento da Polícia Militar (PM) e Enoque Bento de Souza ex-policial militar do Amazonas. A prisão ocorreu após denúncias do Ministério Público Federal (MPF) de que o trio integra um grupo de paramilitares responsáveis por um esquema milionário de arrendamento ilegal de terras indígenas Xavante Marãiwatsédé.




Foi lançado há poucas semanas, final de fevereiro, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o livro Desconstruindo o racismo contra os povos indígenas no Brasil. Com 170 páginas, foi o resultado de um trabalho feito por várias aldeias do país (de modo remoto/virtual) durante o isolamento da pandemia de Covid-19.




Na próxima terça-feira, 5 de abril, acontecerá a primeira edição do evento Trincheiras do Conhecimento promovido pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo). Na atividade ocorrerá a exposição do livro A renda fundiária na transposição do Rio São Francisco com a geógrafa e autora Maria José de Melo.

Fonte.  AND
RR: Povos indígenas realizam 51ª Assembleia Geral e conclamam defesa dos territórios



51ª Assembleia dos Povos Indígenas de Roraima contou com mais de mil participantes e conclamou: "Defender os Territórios é Garantir a Vida dos Povos Indígenas!". Foto: Lígia Apel

Entre os dias 11 e 14 de março, foi realizada a 51ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Estado de Roraima, com o tema “Defender os Territórios é Garantir a Vida dos Povos Indígenas”. O evento contou com a presença de 1,1 mil pessoas que se reuniram no centro regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol/RR.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias