Thursday, March 23, 2023

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Em maior caso de ‘trabalho escravo’ do ano, 212 camponeses são resgatados



MS: Policiais e pistoleiros atacam indígenas na comunidade Kurupi




Comunidade Guarani Kaiowá registrou, com celulares, ação ilegal da PM contra acampamento. Foto: Comunidade Kurupi

A comunidade Guarani-Kaiowá Kurupi, localizada em Naviraí (MS), foi atacada por pistoleiros e pela Polícia Militar (PM) à soldo do latifúndio no dia 16 de março.





Camponeses foram resgatados submetidos a "trabalho escravo" em produção de cana em GO e MG. Foto: Divulgação/Inspeção do Trabalho

No dia 18 de março, cerca de 212 camponeses oriundos do Piauí, do Maranhão e do Rio Grande do Norte foram encontrados submetidos a “trabalho escravo” (uma das formas em que se manifesta a semifeudalidade) no plantio da cana-de-açúcar em Itumbiara, Cachoeira Dourada e Edéia (Goiás), e em Araporã (Minas Gerais).


“Fui trabalhar no campo do Maranhão, e vivia viajando de norte a sul do Estado. Ali que conheci as comunidades quilombolas, povos indígenas, camponeses, trabalhadores acampados. Minha primeira experiência mesmo de campo foi essa, e foi uma grande escola.

Fonte.  AND

Latifúndio promove terror a mais de 80 famílias no Maranhão



A comunidade camponesa Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto (MA), foi alvo do ataque de um bando paramilitar do latifúndio composto por aproximadamente 15 homens encapuzados e fortemente armados com armas de grosso calibre, no dia 19 de março.

Fonte.  AN



--

 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias