Thursday, September 23, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Canto Geral lança "Viva o Corte Popular!"

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


Canto Geral lança "Viva o Corte Popular!"


Camponeses em Área Revolucionária realizam Corte Popular. Foto: Reprodução.
A banda Canto Geral lançou, no dia 11/09 a canção “Viva o Corte Popular!”, no canal da Gravadora Espectro. A letra trata da transformação que realiza o campesinato no processo da luta pela terra: “Viva o Corte Popular é uma homenagem aos camponeses em luta pela terra no Brasil e no mundo e trata do deslinde que há entre o velho e atrasado monopólio da terra, problema secular de nossa nação, e o novo caminho, trilhado pelo movimento camponeses revolucionário, onde após a tomada da terra, é feito o Corte Popular e a divisão das terras para aqueles que nelas trabalham, elevando as condições de vida do povo com independência e organização”. Reproduzimos a letra da canção abaixo e convidamos ao acesso.





Policiais jogam corpo de indígena assassinado em carroceria. Foto: Reprodução
No dia 16 de setembro, policiais civis dos estados do Tocantins e Mato Grosso assassinaram o indígena Lourenço Rosemar Filho de Mello, do povo Iny-Karajá, na aldeia Santa Isabel do Morro, localizada no Parque Indígena do Araguaia, em Lagoa da Confusão, Tocantins. O assassinato ocorreu em meio a uma operação policial que contava com a presença da Fundação Nacional do Índio (Funai).





Geraizeiros protestam contra mineração. Foto: Mab
Um protesto realizado no dia 10 de setembro por camponeses da comunidade de Curralinho, na região do Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas, paralisou as atividades da Norflor Empreendimentos Agrícolas (Norte Minas Florestal), um monopólio de monocultura de eucalipto e exploração mineral, em Josenópolis.






Indígenas Yanomami ocupam sede da Dsei-YY em meio a protesto em Boa vista. Foto: Yolanda Mêne
Cerca de 70 lideranças dos povos Yanomami e Ye'kwana realizaram em 8 de setembro, um protesto em Boa Vista, Roraima (RR), contra a invasão de territórios indígenas, principalmente por mineradoras e o contra os ataques recorrentes do velho Estado contra os povos em relação ao direito à saúde. Os indígenas, empunhados de arcos e flechas, ergueram durante a manifestação algumas faixas.

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias