Friday, September 3, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL:

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


Pichações em apoio à LCP tomam as ruas de todo país


Pichações encontradas em Curitiba, Paraná. Foto: Banco de dados AND
Recebemos em nossa redação imagens de pichações feitas em várias partes do Brasil em solidariedade à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).



Ocupação, que existe há 21 anos, ganhou mais de 300 famílias em junho deste ano. Foto: Tarcísio Nascimento

No dia 21 de agosto, diante de 21 anos de ocupação e resistência dos camponeses que hoje conformam o acampamento Cícero Guedes em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Cassius Rodrigo de Almeida e Silva, superintendente Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra) tentou através da coação e tentativa de divisão das famílias incitar a saída dos camponeses.



Indígenas ocupam toda a Esplanada em manifestação em defesa de seus territórios. Foto: Pedro Ladeira
No dia 22 de agosto, mais de 6 mil indígenas de aproximadamente 170 etnias, vindos de todas as regiões do Brasil ocuparam as ruas do Distrito Federal (DF) em Brasília e iniciaram o acampamento denominado “Luta Pela Vida''. A manifestação, que já é considerada a maior mobilização das últimas três décadas contra o chamado “Marco Temporal”, é parte de um levantamento dos povos originários em defesa de seus territórios e compõem um cenário de luta que se estende por todo país junto contando também com bloqueios de ao menos 18 rodovias.

Fonte. AND
Estudantes promovem campanha de solidariedade ao Acampamento Ademar Ferreira


Diversas entidades democráticas se mobilizam denunciando a  chacina ocorrida em 13 de agosto. O crime foi promovido pelas forças policiais de Bolsonaro e Marcos Rocha, que invadiram o acampamento Ademar Ferreira, em Nova Mutum Paraná, Rondônia, e assassinaram camponeses. Somando-se a essas iniciativas, organizações estudantis estão promovendo uma campanha de solidariedade para arrecadar roupas, alimentos e recursos financeiros para as famílias.

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias